terça-feira, 17 de outubro de 2017

Expressão Livre...

João Maria Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta” afirma que a arte é pura necessidade ao dizer: “Escreva no momento em que se não o fizer você morre”.

Vejo pessoas querendo julgar a arte como se isso fosse possível. A arte é a expressão livre por excelência. Por sorte, além dessa corrente escura e conservadora existe uma outra bem mais forte e jovem, trazendo ares de mudança, de renovação, próprios da era de aquário, com valoreis tais como os de “seja você mesmo”.

A arte de rua tem um forte papel político, especialmente a de intervenção,  porque defende a liberdade de expressão e dialoga com o cotidiano.

Ser, se expor, trocar diretamente, olho no olho, resgatar o espírito de criança que está dentro das pessoas, trazendo alegria. Conseguir o dinheiro necessário para viver, reciclando estado de ânimo e auto-estima.

É verdade que nesse ano tão difícil tive que me sujeitar a situações complicadas, como ter que ficar bem mais tempo do que o usual, sob o sol, me expondo para ganhar bem menos e ainda trabalhando para turistas de classe média, em Campos do Jordão. Mas o esforço não foi privilégio meu, já que a dificuldade bateu geral. Apesar de tudo, do desgaste emocional e físico, sinto que valeu a pena, porque sempre vai valer a pena quando a alma não for pequena...

Por sorte tenho sido premiado nesses últimos meses com contratos de instituições como SESC, que me permitem viajar para diferentes cidades do estado e dialogar com pessoas simples moradoras do lugar, sem ser turistas. Nesse último Domingo me apresentei no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, contratado pela AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura). Lá o público é de classe média, dado o bairro onde é localizado o parque. mas, a beleza do lugar e a paz que ele proporciona fazem com que toda vez em me apresento por lá seja mágico..

Apresentação no Parque Vicentina Aranha, Domingo 14-10-2017 (Foto de Diego Nery Javkin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário