BREVE HISTÓRICO E ATIVIDADES DOS ÚLTIMOS ANOS



Carlos Javkin
Artista popular - Mímico e Clown
DRT Nº 46219


Estudou mímica na Escola Argentina de mímica, expressão e comunicação corporal dirigida por Angel Elizondo de 1983 a 1985 e a técnica do movimento consciente de Klauss Vianna com Neide Neves de 1992 a 1995 na cidade de São Paulo. Começou sua carreira de "brincante" em meados da década de 80, como remanescente do movimento de artistas que apresentavam seus espetáculos espontaneamente nas ruas de Buenos Aires, com a volta da democracia do seu país. Desde 1987 morando no Brasil, entrou em contato com os mestres da popular brasileira, Representa o personagem chamado "burrinha", que aparece em vários folguedos populares, levando alegria às pessoas, independente da idade e da condição social. Em 1997 criou a Cia. Milongas Sentimentais de teatro Popular junto com a dançarina e cantora popular Silvia Nery.
Desde 2002, morando na cidade de São José dos Campos SP, tem realizada atividade incessante no Vale do Paraíba, apresentando seus espetáculos e realizando performances como mímico e clown nos mais diferentes espaços como ruas, parques, escolas, teatros, etc. de forma independente assim como para instituições como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, SESC e SESI e para Secretarias Municipais e do Estado da Cultura.

A companhia “Milongas Sentimentais” tem hoje no seu repertório os espetáculos “Milongas Sentimentais”, “Dois Brincantes e o Príncipe Feliz” e “Na Rua, As Peripécias do Mímico Andarilho”

 Atividades de destaque dos últimos anos 

Com o Mímico Andarilho 

Em 2016, com seu “Mímico Andarilho” participa, entre outras coisas, do “Festival Janeiro, Teatro para crianças é o maior barato” Organizado pela Companhia “Fabrica dos Sonhos”. Também participou do terceiro “Ocupa Atibaia”, evento organizado pela “Incubadora de Artistas”, onde teve seu projeto selecionado entre dez grupos de diversas áreas artísticas. Nesse mesmo ano participou do FESTIVALE, que teve como tema central "Teatro e Democracia" e apresentou seu espetáculo "As Peripécias do Mímico Andarilho" em unidades do SESC da região Noroeste Paulista, nas cidades de Birigui e Araçatuba, em praça pública, contratado pelo SESC, Unidade Birigui, dentro da programação do “SESC 70 anos”.

Em 2017
- Realiza sua “Ação Brincante com o Mímico Andarilho” nas festividades do aniversário da cidade de Piracicaba contratado pela unidade do SESC. Em Outubro volta para se apresentar no dia das crianças na cidade de Limeira, também contratado pelo SESC Piracicaba. Em Agosto desse mesmo ano apresenta “As Peripécias do Mímico Andarilho” dentro da programação do “Entre Atos” (Pré-Festivale), pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Apresentação na cidade de Araçatuba, na programação do "SESC 70 anos"


https://www.facebook.com/pg/MimicoAndarilho/photos/?tab=album&album_id=862634737176558


Em 2018, realizou apresentações do seu espetáculo “As Peripécias do Mímico Andarilho” e das suas intervenções “Ação Brincante com o Mímico Andarilho”, dentro de “O Maravilhoso Mundo da Mímica”, pelo SESC Piracicaba. Mostra que reuniu companhias de mímica da capital e do interior do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro e a qual, inclusive, ajudou na realização.

No segundo semestre, com “As Peripécias do Mímico Andarilho”, contratado pelo projeto “Circulação de apresentações artísticas”, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, participou de projetos tais como: “ IV Semana do Circo”, “Festivale”,“Domingo no Parque”, “Arte na Praça” e “Natal Iluminado”, Todas as apresentações em espaço público como praças e ruas.

Em 2019, se apresenta "As Peripécias" em vários espaços pelo edital "Circulação", da FCCR, em São José dos Campos, inclusive na Casa de Cultura Chico Triste, no fechamento das oficinas de circo desse ano.

Em 2020, apresentou o espetáculo "Na Rua, As Peripécias do Mímico Andarilho" em Janeiro, dentro da programação de férias de verão do Museu Felícia Leirner na cidade de Campos do Jordão e em Março, em praça pública, pelo projeto "Circulação de Apresentações Artísticas", da FCCR, na cidade de São José dos Campos.

Foto de Ricardo de Paula


“Dois Brincantes e o Príncipe Feliz”

Montagem junto a Dançarina, cantora e contadora de histórias Silvia Nery e que conta com a direção de Adriana Marques, tem se apresentado em escolas, de forma independente, e para instituições como o SESC, onde foram selecionados para participar do projeto “Cidade Em Cena”, em Novembro e dezembro de 2018. Em Março de 2019 “Dois Brincantes” fez parte da programação da Semana do Teatro, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O espetáculo fez parte do projeto “Dois Brincantes e o Príncipe Feliz na Praça do Bairro” (Teatro-Comunidade), que recebeu benefícios do Fundo Municipal de Cultura da cidade de São José dos Campos, pelo qual foi selecionado via edital “Artes na Rua”, O projeto aconteceu desde Junho de 2019 até Janeiro de 2020.


Foto de Paulo Amaral 


Como professor, ministrou “Oficina de Mímica e improvisação para o clown” de Abril a Junho do ano de 2019, dentro de projeto da unidade do SESC de São José dos Campos, que atende jovens dos 13 aos 29 anos de idade.

Em Julho de 2019 reestreou o espetáculo “Milongas Sentimentais”, Comédia de Teatro Popular, na temporada do C.E.T. (Centro de Estudos Teatrais, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no dia 20 de Julho de 2019, junto ao violonista Diogo Oliveira. O espetáculo fez parte da programação do Festivale desse ano.





Em Julho de 2020, junto a sua Companhia "Milongas Sentimentais" se apresentou na Temporada Virtual do CET, realizando uma leitura dramática.