sexta-feira, 27 de abril de 2012

"Itália Mia" - Apresentação no evento "Ação Juventude" em São José dos Campos


Amanhã vou fazer uma apresentação diferente para a qual me preparei. É uma aventura um pouco arriscada, a começar pelo fato de que terei que atravessar a cidade de São José dos Campos de norte a sul de bicicleta, carregando os bonecos e demais objetos de trabalho para chegar ao bairro chamado Campo dos Alemães. Apresentarei-me para um público adolescente da periferia no evento “Ação Juventude” organizado pela Secretaria da Juventude da Prefeitura local. Com o nome “Itália Mia” vou brincar de ser neto de italianos e contar um pouco sobre a imigração italiana no Brasil. Utilizarei a fala, o que não faço há muito tempo, desde meu anterior espetáculo - “Milongas Sentimentais” -. O bom é que para  colher dados para a tal “brincadeira” fui obrigado a pesquisar na internet, tendo que ler bastante, ver vídeos, etc. O que mais gostei e me entusiasmou foi a Tarantela da Calábria dançada por pessoas de todas as idades na Praça Duomo em Milan.


Buenos Aires tem uma grande população de descendência italiana, portanto para mim tem sido bastante familiar esse contato.

Vou dedicar essa apresentação – independente do resultado – a meu grande ídolo Roberto Benigni e as pessoas simples do “povo” brasileiro e italiano que tem em comum a  luta, a alegria e a dança.

Olha a "Neide" vestida com as cores da Itália pronta para encarar a viagem....


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Apresentação no Colégio ACEI - Anglo - da Ilha Bela SP

Folheto de escola sobre evento
Folheto de escola sobre evento

No dia 14 de Abril participei de uma "Feira Cultural" no Colégio ACEI da Linda Ilha Bela. Estou publicando o folheto do evento porque achei o texto muito bom e porque justifica o "Mímico Andarilho".

Vamos preservar o Planeta...! (Foto de Martin H. Rodriguez)

http://vadebike.org/2006/06/por-que-ir-de-bicicleta/

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dez anos de Milongas Sentimentais em São Jose dos Campos - SP


A Companhia Milongas Sentimentais de Teatro Popular, radicada há dez anos na cidade de São José dos Campos – SP, tem apresentado seus espetáculos para Secretarias de Cultura do Vale do Paraíba e para Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, além de instituições como SESI, SESC, SENAC e para alunos de escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. A Companhia também mantém viva a tradição do artista popular, levando para as ruas a brincadeira livre do palhaço.

"A Pastora Marcela", com Silvia Nery e Carlos Javkin (2002-2003)

Milongas  Sentimentais, Com Carlos Javkin (2004-2006)

"Na Rua", com Carlos Javkin (2007-2011)

"Brincadeira" nas ruas da cidade de Campos do Jordão
Hoje com o projeto "Mímico Andarilho" a Companhia tem como finalidade levar a linguagem do palhaço popular para várias cidades do Cone Leste Paulista, apresentando uma brincadeira livre de mímica nas ruas centrais desses lugares e o espetáculo "Na Rua" adaptado ao uso da bicicleta como cenário e transporte do mesmo em locais como praças, anfiteatros, faculdades e em escolas desde o ensino fundamental até o médio onde se debaterá após a apresentação do espetáculo sobre o tema "Meio Ambiente e Qualidade de Vida".


Um carro a cada dois habitantes

Ouvi no rádio que na cidade de São José dos Campos circulam atualmente 350.000 carros, ou seja, mais de um carro para cada dois habitantes. Fico feliz de pertencer a um movimento crescente de pessoas que utiliza a bicicleta como meio de transporte urbano, apesar da falta de ciclovias. Com o projeto "Mímico Andarilho" pretendo levar alegria, assim como a mensagem de preservação do Meio Ambiente para várias cidades da região.

Parque da Cidade- São José dos Campos SP - Foto de Flávia D'ávila