quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Maria Antônia" - Boneca de dançar


Ao assistir o filme “Gonzaga, de pai para filho” junto a meu filho, vem na minha cabeça a imagem da mesa de trabalho do mestre Afonso Miguel, lá pelo ano 1987, na cidade de Olinda, e dos bonecos gigantes do carnaval que ele esculpia no barro.  Vejo o “Grande Sertão Veredas”, a caatinga, os jagunços, os coronéis... A vida do mestre Luis Gonzaga e sua origem pobre, sua chegada no Rio de Janeiro e sua luta pelo ganha pão e o reconhecimento. Fiquei surpreso ao saber que no começo de carreira ele se apresentava nas ruas e nos bares “rodando o chapéu”.
Emocionei-me na cena na qual ele sai na laje do teatro para cantar para “o povo” que não tem dinheiro para pagar...
Lembrei-me que ainda é o ano do centenário do “Rei do Baião”. Acabei de arranjar um bom motivo para sair brincar com minha boneca Maria Antônia, dançando as músicas do "Gonzagão" e do Jackson do Pandeiro...

Maria Antônia encostada na bicicleta...
Maria Antônia não é muito bonita. Faz mais de dez anos, quando morava em sampa - no "morro do querosene" -  meu amigo Afonso Miguel (mestre mamulengueiro) me diz que queria fazer uma boneca esculpida diretamente na espuma, já que a técnica utilizada tradicionalmente é a de preencher uma malha de dança inteira com pedacinhos da mesma. E não é que eu, andando pela Avenida Corifeu A. Marques achei uns blocos de espuma novinhos, que acabavam de ser jogados?. Maria Antônia é feia mesmo!,  Também, não dava para ser de outro jeito, já que acabou de se esculpida  na tesoura, num cantinho do assento traseiro do Fusca, enquanto eu levava o mestre Afonso para o aeroporto, num dia de chuva torrencial, com o carro cheio de bagagens. Depois ela passou pelas mãos do meu amigo Antônio de Olinda que deu o acabamento da pele e pelas minhas, que acabaram acertando tudo na tesoura. O mestre mamulengueiro "Saúba dos bonecos" fez os primeiros "sapatos grudados" que eu renovo de tempos em tempos...

Técnica do teatro popular, onde se grudam dois sapatos a uma chapa de metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário