domingo, 17 de janeiro de 2016

Festival de Janeiro, "Teatro para criança é o maior barato", São José do Rio Preto, SP



Experiência legal essa de participar de festivais de teatro. Você assiste a espetáculos das mais diversas linguagens de grupos de várias cidades do Brasil, inclusive de outros estados. É incrível ver tanta gente que batalha pelo aprimoramento e divulgação do seu trabalho, viajando centenas de quilômetros, pelo geral com condução própria, carregando elenco, cenários, etc.


“São José do Rio Preto respira teatro”, foi o que uma moça me disse, já que ali acontecem vários festivais, inclusive um internacional...

Talvez isso explique a qualidade dos grupos da região, entre os quais estão a própria “Cia Fábrica de Sonhos", organizadora do evento.

Os grupos de São Paulo e Região do ABC, participantes do festival, pelo geral são formados por gente jovem que estudou ou estuda  na Escola SP de Teatro, na Escola Livre de Santo André,  na EAD ou na ECA da USP.

Eu dei prioridade á programação infantil e tive o prazer de me deliciar tanto com espetáculos que incentivam a exploração da palavra e o uso da poesia ás crianças, como  com outros de linguagem circense e de teatro de Mamulengo. 

Mamulengo "Sem Fronteiras", foto de Sérgio Menezes

A minha atividade na programação do festival foi a “Ação Brincante”, com a qual realizei percursos “brincando” pela ruas da cidade com meu personagem “Mímico Andarilho”,  pedalando minha bicicletinha, que nem o tenho feito em outros festivais.


Foto de Sérgio Menezes

Deu até para testar minha nova estrutura de espetáculo, onde me apresento como palhaço flautista. E não é que tantas horas de estudo de música estão começando a dar resultado...?

https://www.facebook.com/MimicoAndarilho/?fref=ts


2 comentários: