sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Festivale 2016 - Teatro e Democracia

De 02 a 11 de Setembro aconteceu o 31° Festivale, que teve como tema central "Teatro e Democracia". Não tem como se pensar em teatro sem democracia, porque ele expressa o anseio coletivo..

No Festivale desse ano, o que a gente viu foram espetáculos que abordam tanto a época das ditaduras militares, onde existiu o autoritarismo, a tortura e o desaparecimento de pessoas, quanto outros que reivindicam os direitos das mulheres, passando por um que mostra o tipico brasileiro malandro chamado "Malasartes", Teatro de Cordel e vários Quixotes, como o da Cia Circo Navegador de São Sebastião. Além de oficinas, palestras, intervenções, etc. Fechando com o espetáculo Galileu Galilei, protagonizado pela atriz Denise Fraga.

https://www.facebook.com/groups/1290244467654792/?fref=ts

A minha participação no Festival deu-se em vários dias de intervenções em lugares estratégicos da cidade e teve como intuito levar tanto a alegria do palhaço popular para as ruas quanto divulgar o evento. Se for pela quantidade de público presente aos espetáculos, acho que cumpri bem o meu papel.

"Teatro e democracia" para mim é assim mesmo, conseguir "brincar" com as pessoas sem ter sido programado, intervir, pegar o gato antes do pulo. Atingir o espontâneo antes do pensamento. Quebrar o gelo com a ingenuidade e a picardia do palhaço. Nem sempre dá certo, porque o improviso é feito de momentos, assim como a vida, mas, apesar do risco, não deixa de ter sua função social. Em todo lugar onde apresento minha "Ação Brincante" alguma pessoa vem falar comigo para dizer que já me assistiu em outra cidade e achou legal. É por mim e pelo público, especialmente pelas crianças, que continuo insistindo nesse mieu labor de "Mímico Andarilho"...

("Aquele que no chão ficar terá que abandonar a cavalaria andante e ficar com a vida pacata dos que não se arriscam pelos seus ideais" - Quixotes - Cia Circo Navegador)

"Quixotes" - Cia Circo Navegador - São Sebastião - SP (Foto de Paulo Amaral)

-"O palhaço representa a gente, por exemplo, quando fica detendo o trânsito no meio da rua e acaba inclusive parando até os próprios agentes de trânsito", me disse um músico, depois da minha apresentação espontânea no Encontro Literário realizado em São Francisco Xavier, no meio desse ano.

https://www.youtube.com/results?search_query=mimico+andarilho+6

Ato democrático ao meu favor, por exemplo, foi quando todo mundo saiu na minha defesa em Campos do Jordão (Público, Garçons, Gerentes de Restaurantes, Vendedores de lotaria, Seguranças das lojas, etc), quando a polícia quis me levar á delegacia porque uma mulher tinha feito um Boletim de Ocorrência sentindo-se ofendida ante minha brincadeira...

Em São José dos Campos, faz poucos meses atrás, presenciei e fiz parte de um ato totalmente democrático, quando a classe artística se mobilizou e encheu a galeria da câmera dos vereadores, para impedir que a lei que implantou o plano municipal de cultura seja assinada com uma série de emendas que mudariam totalmente o sentido de liberdade do texto. Os vereadores, sentindo-se pressionados tiveram que voltar atrás e assinaram o texto original.

Quem faz a democracia são as pessoas, independentemente de partido político ou de religião, quando expressam as suas necessidades e acabam juntando-se a outras pessoas para levantar bandeiras de reivindicação.
Falar em Democracia é falar nos direitos dos cidadãos em geral quanto à moradia, educação, saúde, aposentadoria, etc. .

Foto de Paulo Amaral,. Ao fundo, Intervenção chamada "Cegos", do Núcleo Coletivo, do Laboratório de artes performáticas da USP
https://www.facebook.com/fotografopauloamaral/posts/1113309192084474






2 comentários: