terça-feira, 17 de outubro de 2017

Expressão Livre...

João Maria Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta” afirma que a arte é pura necessidade ao dizer: “Escreva no momento em que se não o fizer você morre”.

Vejo pessoas querendo julgar a arte como se isso fosse possível. A arte é a expressão livre por excelência. Por sorte, além dessa corrente escura e conservadora existe uma outra bem mais forte e jovem, trazendo ares de mudança, de renovação, próprios da era de aquário, com valoreis tais como os de “seja você mesmo”.

A arte de rua tem um forte papel político, especialmente a de intervenção,  porque defende a liberdade de expressão e dialoga com o cotidiano.

Ser, se expor, trocar diretamente, olho no olho, resgatar o espírito de criança que está dentro das pessoas, trazendo alegria. Conseguir o dinheiro necessário para viver, reciclando estado de ânimo e auto-estima.

É verdade que nesse ano tão difícil tive que me sujeitar a situações complicadas, como ter que ficar bem mais tempo do que o usual, sob o sol, me expondo para ganhar bem menos e ainda trabalhando para turistas de classe média, em Campos do Jordão. Mas o esforço não foi privilégio meu, já que a dificuldade bateu geral. Apesar de tudo, do desgaste emocional e físico, sinto que valeu a pena, porque sempre vai valer a pena quando a alma não for pequena...

Por sorte tenho sido premiado nesses últimos meses com contratos de instituições como SESC, que me permitem viajar para diferentes cidades do estado e dialogar com pessoas simples moradoras do lugar, sem ser turistas. Nesse último Domingo me apresentei no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, contratado pela AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura). Lá o público é de classe média, dado o bairro onde é localizado o parque. mas, a beleza do lugar e a paz que ele proporciona fazem com que toda vez em me apresento por lá seja mágico..

Apresentação no Parque Vicentina Aranha, Domingo 14-10-2017 (Foto de Diego Nery Javkin)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

"Peripécias"

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra peripécia é um substantivo feminino e significa: 1- Momento de uma narrativa, peça teatral, filme etc. que altera o curso dos acontecimentos de maneira inesperada e modifica a situação e o modo de agir dos personagens. 2 - Acontecimento inesperado, imprevisto.

“As Peripécias do Mímico Andarilho“ é o nome com que minha amiga Adriana batizou o novo formato de meu espetáculo no qual faço uma paródia sobre meu labor de artista de rua. É foi na mágica arena do Parque da Cidade, em São José dos Campos, SP, exatamente no Sábado 02 de Setembro de 2017, na mostra “oficial” chamada Entre Atos, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que ascenderam as lampadinhas, deixando claro que o caminho a seguir e o do improviso, onde tudo pode acontecer. Não é diferente a quando vou para rua enfrentar as pessoas de forma espontânea batalhando minha grana no chapéu, ao contrário, se alimenta desse fato.

Fiz da apresentação do parque um momento de festa assim como quando os fatores ajudam e consigo, por exemplo, conquistar as pessoas nas ruas de Campos do Jordão, de forma espontânea. No espetáculo, tudo fez parte da “brincadeira”, desde chamar o público para a apresentação, passando pela acomodação deste nas arquibancadas até qualquer imprevisto no meio da história.

Outra coisa que senti e a necessidade de treinar mais técnica de mímica para melhorar as pantomimas, lembrando as palavras do mestre Everton Ferre em seu discurso sobre a importância de se preservar essa arte.

Falando em “Peripécias”, sabendo que nesse ano tão difícil tenho conseguido sobreviver graças à capacidade de improviso nas ruas e aos ganhos provenientes do chapéu, não deixo de reconhecer que é bom dar uma respirada de vez em quando, receber cachê e sair na programação de alguma instituição.

Foto de Ricardo de Paula
Na Semana da Criança estarei apresentando minhas “Peripécias” nos Dias 08 e 15 de Outubro, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, SP, contratado pela AJFAC e no dia da Criança, 12 de Outubro, no Horto Florestal de Limeira, contratado pelo SESC daquela região.

http://www.pqvicentinaaranha.org.br/programacao-detalhe/intervencao:-as-peripecias-do-mimico-andarilho/591

http://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/news.php?p=3612