sexta-feira, 2 de março de 2018

Na Corda bamba de sombrinha...

"Entre a tristeza e a alegria, entre o medo e a fé, perambula meu sorriso de palhaço. Vou para rua impulsionado por uma louca emoção infantil, sou ingênuo, acredito na bondade alheia. Recolho meu ganhos no meu chapéu ou na minha caneca, como faço agora com vocês". (*)


Especialista em improviso ou em lidar com o inesperado, na minha segunda apresentação dentro do "Maravilhoso Mundo da Mímica", no dia 18-02, na "comedoria" da unidade do SESC de Piracicaba, na qual eu devia só ficar interagindo, acabei desenvolvendo uma história para uma plateia recheada de crianças pequenas. Foram quarenta minutos de improviso e, no final, fiquei sentindo falta de um fechamento para minha proposta.

Sou consciente que na maioria das vezes que tento representar um espetáculo formal, de palco, acabo me dando mal, já que preciso da energia que vem do contato direto com as pessoas, como quando vou "brincar" espontaneamente nas ruas.

Na apresentação do meu espetáculo "As Peripécias do Mímico Andarilho", dentro do projeto "Domingo no Parque", da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, no dia 25-02, acabou acontecendo o inverso. Com medo de perder a plateia, abusei da brincadeira com o público no começo, transformando o diálogo espontâneo no próprio espetáculo, que bem poderia se chamar de "Interação Pura". A diferencia é que consegui fechar a história recitando a poesia acima, depois de ficar improvisando sem falar durante aproximadamente quarenta e cinco minutos.

Tanto os moradores de São José dos Campos quanto os de Piracicaba ainda preservam um jeito simples caipira de ser. Fico pensando no palhaço solto no meio da rua e na sua função social, vejo o rosto dos adultos e das crianças que vem me abraçar no final do espetáculo. Olho dentro da minha caneca e noto que tem um bom dinheiro ganho com a "gorjeta" espontânea do público. Vou embora com meu coração radiante de emoção e minhas pernas cansadas após a jornada de trabalho. Fico grato pelo meu ofício de "brincante popular"...

Foto de Paulo Amaral



Mais fotos da apresentação do parque no link:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1819524828120637.1073742766.146170118789458&type=3

(*) Poesia de espetáculo "As Peripécias do Mímico Andarilho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário