sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Trabalha para Deus"


Pedalando rumo ao centro turístico de Capivari, me questionando sobre qual é o sentido do meu trabalho em Campos do Jordão, encontro pelo caminho um crente que me diz em voz baixa “trabalha para Deus". Num lugar onde predomina o valor do dinheiro e do consumo e o sonho da maioria é ser aquele empresário bem sucedido que passeia na sua Ferrari acompanhado de uma bela mulher, qual é o sentido do palhaço no meio da rua?

Símbolo de poder e de glória 

Penso na  fraude do velho trapaceiro do conto “O Viajante do tempo” de Ray Bradbury

 Um século antes, numa única noite, Craig Bennett Stiles, recém-chegado do tempo, havia se apresentado perante bilhões de telespectadores de todo mundo para contar-lhes como era o futuro.

Nós conseguimos! – dissera – Nós chegamos lá! O futuro é nosso! Nós reconstruímos as cidades, melhoramos as aldeias, despoluímos os lagos e os rios, limpamos o ar, salvamos os golfinhos, aumentamos a população das baleias, acabamos com as guerras, lançamos estações solares no espaço para iluminar o mundo, colonizamos a Lua, chegamos até Marte e depois até Alpha Centauri. Descobrimos a cura do câncer e vencemos a morte. Fizemos tudo isso. Oh, que surjam as belas e radiosas espirais do futuro!
Mostrara fotos, trouxera amostras, distribuíra fitas gravadas, discos, filmes e cassetes sobre seu vôo maravilhoso, extraordinário. O mundo todo havia enlouquecido de alegria e todos competiram para fabricar aquele futuro, fundar as cidades prometidas, salvar todos os animais e compartilhar com eles o oceano e a terra...

Enquanto acontece o “Rio+20” vejo a contradição que existe entre crescimento econômico e preservação ambiental, tomando como exemplo a exploração e o consumo do petróleo. O discurso do governo é de que a riqueza extraída do pré-sal vai servir para diminuir a pobreza no Brasil.

Eu vou pedalando e pensando, levando a alegria e a ingenuidade do palhaço, acreditando num mundo melhor  para todos nós...






Nenhum comentário:

Postar um comentário