quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bike Carnavalesca ( Folia de muito trabalho )

 De última hora acabei sabendo que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, na cidade de São José dos Campos, estava precisando de atividades que ajudassem na realização do “Carnaval nos Bairros”, proposta da nova administração municipal, já que não ia ter o tradicional desfile de carnaval.
Propus fazer a “brincadeira” do palhaço popular, indo para os lugares de bicicleta, carregando a “burrinha” e a boneca de dançar, junto a meu amplificador de cintura que também serve de microfone.

Saindo do bairro de Santana (Zona Norte de SJC)

 No primeiro dia, na Sexta feira, fui na “Vila Tesouro”, onde realizei uma intervenção nas ruas do bairro. No Sábado fui para o populoso “Novo Horizonte”, situado no extremo leste de SJC e a uns vinte km da minha casa. Lá fiz a propaganda da “Matinê Infantil” que ia ser realizada pela primeira vez na Casa de Cultura do bairro. Foi super bacana, porque sai brincando com a bicicleta que nem carro de som, anunciando o evento, fazendo mil palhaçadas com as pessoas que encontrava no caminho, falando no meu microfone de cintura, circulando pela praça, entrando nos comércios, etc. No fim, estacionei a bicicleta na esquina mais movimentada para colocar a burrinha e brincar no trânsito. Foi uma festa. Legal foi que ajudou levar um bom público para matinê, que contou com atividades de recreação para as crianças e os bonecões do grupo de pesquisa de cultura popular “Piracema”, do “Bairrinho”, vizinho ao Novo Horizonte. No Domingo de carnaval realizei uma “Caravana Carnavalesca” de bicicleta, que começou por volta das 11 da manhã, quando me maquiei para brincar no belíssimo parque Vicentina Aranha junto a dezenas de crianças que curtiam a matinê organizada pelo pessoal do parque. Depois, caracterizado de palhaço, fui para o Parque Santos Dumont, brincando com as pessoas que encontrava no caminho ao som do jazz que saia do meu amplificador. A Caravana culminou no bairro Jardim Morumbi, no extremo sul da cidade, onde repeti a atividade feita no Novo Horizonte.
Foram mais de 80 km percorridos de bicicleta e a alegria do dever cumprido.
Ainda sobrou energia para me apresentar na serra, para os turistas, na cidade de Campos do Jordão, na Segunda e na Terça Feira de Carnaval. (Deus existe...)

Um comentário: