terça-feira, 26 de julho de 2011

Andar, andando...

Parque da Cidade,  SJC - SP (foto de Flávia D'ávila)

 Preparo minha bicicleta para viajar para outras cidades, aproveitando que a “moçada” da empresa de ónibus “Pássaro Marrom”  me conhece. As aulas já estão ré-começando, portanto vou visitar escolas levando a proposta de apresentação do mímico andarilho usando a bike como transporte e cenário do espetáculo.
Pretendo realizar também minhas performances espontâneas nas ruas das cidades por onde eu passar e em São José dos Campos -  cidade na qual eu moro - já que acho super válido esse tipo de apresentação na qual se faz teatro do próprio "teatro" do cotidiano.
Deixo um link do youtube de um vídeo do meu colega mímico - chileno - chamado Tuga, brincando nas ruas do bairro da Recoleta em Buenos Aires, Argentina o qual acho "inspirador".

http://www.youtube.com/watch?v=S87uqpupXwQ

domingo, 17 de julho de 2011

Suando a camisa em Campos do Jordão...

Sim, por mais que tente melhorar meu figurino, ás vezes o importante é o lado prático da coisa. Coloquei uma gravatinha branca, mas acabou atrapalhando, já que eu levo pendurado o apito no pescoço, e este se tornou elemento fundamental para chamar a atenção na rua, especialmente no meio da multidão. Então vou de roupa neutra mesmo, e a burrinha acaba dando a cor quando a coloco. Outra coisa que deu certo é usar o amplificadorzinho preso a cintura colocando eu mesmo a trilha sonora para "brincar". Gostaria de ter registrado alguns momentos hilários da minhas "performances", especialmente as que aconteceram na rua na sexta feira e no sábado entre o restaurante "Gato Gordo" e o Shopping "Mark Plaza", a última sendo assistida pelo próprio João Dória Jr. e família.
Coisas da rua; nunca fui muito bom em matéria de figurino e maquiagem. Também nunca fui suficientemente experto em "rodar o chapéu". Sempre ganhei meu dinheirinho com muito suor, arrancando risadas do público.

Olhando para o céu, com os pés no chão e o chapéu na mão
Emerson fotografía  012-8127-0401

terça-feira, 12 de julho de 2011

Campos do Jordão, eu gosto de você...

Campos do Jordão, eu gosto de você; da tua paisagem, do teu ar, do friozinho nas madrugadas e nos dias nublados. Lugar mágico onde o clima muda rapidamente, assim como o ânimo das pessoas. Pico da Serra da Mantiqueira, acima do Vale do "Paraíba" e de São José, cidade onde eu moro. Eu já brilhei muitas vezes nas tuas ruas e ainda - "as vezes" - continuo brilhando...

Manhã de inverno

Campos do Jordão, lugar de contrastes. Desde a chegada, do lado esquerdo  da estrada se vê o morro e a gente pobre que em ti mora e trabalha como empregada nas mansões, no comércio, nos hotéis, nos restaurantes, na construção civil ou em alguma atividade informal que o turismo propicía.


Campos do Jordão eu me sinto super bem quando aparece o povo paulistano que sabe apreciar shows de qualidade que rolam na praça do Capivari, ou no espaço "Veja" ou em algum stand de alguma empresa, durante o mês de Julho. Já assisti até Jovita Diaz, mulher de Astor Piazzola, num desses "momentos maravilhosos".


Show com a banda Kuasimodo com direito a crianças da platéia brincando no palco (08-07-2011)

Última sexta feira em Campos, sem inspiração e com o sol fortíssimo batendo nas ruas, fui meditar a beira do rio Capivari. Lugar belíssimo e pouco frequentado pelos turistas que reflete o descaso das autoridades locais em matéria de saneamento básico.

Olhando para cima a paisagem e maravilhosa...


Olhando para frente e para baixo aparece o rio e o lixo que nele é jogado..



"Trabalhadores de Campos do Jordão"


Seu Severino, Paraibano "Cabra da Peste" é realmente uma figurinha linda que mora em Campos do Jordão e trabalha de cuidador de carros nas ruas do Capivari faz tempo. Com ele já bati altos papos enquanto faço minha maquiagem sentado na sua cadeira sem encosto a beira da calçada. Ele diz que quando jovem bebia muito para ficar descontraído e arranjar mulher, mas acabava sozinho, rejeitado e sem dinheiro. Hoje ele é crente, mas continua sendo engraçado mesmo assim...

Seu  Severino, Paraibano "Cabra da Peste"

domingo, 3 de julho de 2011

Julho em Campos do Jordão (ai meu Deus...)

Me comprometo a postar ao menos uma nova matéria no meu blog toda semana de domingo a terça feira. Convido amigos e simpatizantes a acompanha-lo, segui-lo, postar comentários, sugestões, etc. Grato...


"Ai meu Deus..."
 Ai meu Deus: Me ajuda suportar Julho em Campos do Jordão, proporcionando alegria às pessoas e conseguindo os trocados para a sobrevivência...

Chega Julho e é sempre a mesma coisa em Campos do Jordão:




Dezenas de empresas disputando espaço para divulgar seus produtos. A cidade vira uma grande feira de exposições. Eu já trabalhei para algumas, nesses tantos anos de Campos:

Olha eu "garoto propaganda" da Vivo

Mas eu prefiro trabalhar para mim, no chapéu mesmo, com todas as dificuldades que isso representa, já que fico no meio da "muvuca" entre outras várias atrações, a maioria pagas para divulgar algum produto: Ah dois caras vestidos de bonecos de neve fazendo propaganda da "Claro"  apesar do forte sol que faz durante o dia, uma banda big band de rua trabalhando para a "Credicard", um grupo de freiras cantoras trabalhando para não se quem, etc. Sem contar os habituais vendedores de loto, os catadores de latinhas, as meninas das promoções que oferecem como brindes bolachinhas e chocolates, os velinhos e jovens mendigos, os cachorros vira-latas, etc.
O que também atrapalha e a quantidade e o tipo de público heterogéneo formado por gente de várias classes sociais que vão para Campos do Jordão a procura de algum tipo de "sonho" que o lugar proporciona, tirando foto de qualquer coisa que eles acham interessante, inclusive "eu".

Eu prometo respirar fundo e pensar em uns jogos de mímica aproveitando o movimento das ruas e o fato que o público que vai hoje a Campos é formado mais pela classe "C" que se agrada com coisas simples.


"Andarilho do Maranhão", ele diz que viaja o Brasil inteiro a pé...

Vou fazer como indica esse "Profeta Andarilho" que achei nas ruas de Campos: deixar-me guiar pela luz divina...