terça-feira, 16 de agosto de 2011

De que barrio sos...? Visita ao Teatro "Vento Forte" em São Paulo

Ilo Krugli, brincando com seu cachorriho "Raposa" no "Vento Forte"

De qual bairro você é? Essa é a pergunta que o mestre Ilo Krugli sempre me faz quando a gente conversa, cada cinco ou dez anos. Dessa vez fiquei sabendo mais sobre sua vida. Bom, ele nasceu em Buenos Aires, capital de Argentina que nem eu e "é" do bairro Puente Alsina, que aliás aparece em várias letras de tangos (eu sou do bairro Floresta). Ilo mora no Brasil a mais de quarenta anos e é escritor, bonequeiro,artista plástico, diretor de teatro, em fim, um grande mestre do "Teatro Popular" que fundou o grupo "Vento Forte" no Rio de Janeiro, onde ficou dez anos, antes de se mudar para São Paulo ha mais de trinta. A gente falou sobre os períodos militares em América Latina e ele me contou sobre sua passagem pelo Chile, após o golpe militar naquele pais e da  sua dificuldade para poder voltar ao Brasil . Eu lhe contei sobre meu espetáculo sobre Argentina e falamos sobre as "mães da Praça de Maio".
Ilo me trouxe a tona a figura do grande bonequeiro argentino Javier Villafañe e da influência deste no seu trabalho.
Eu aprendi nesses anos todos de "brincante popular" a respeitar aos "mestres". E quando um me faz referência de outro a reverência fica em dobro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário